Palestrantes da 15ª Edição do Curso Estratégias para Conservação da Natureza (em ordem alfabética)
Cel. Ângelo Pacelli Rabelo

"UMA VIAGEM"... Abertura Oficial da 15ª Edição do Curso Estratégias Para Conservação da Natureza - Pantanal do Mato Grosso do Sul - 07 a 14 de novembro de 2022

• Graduado em Curso de Formação de Oficiais - Brigada Militar (1982); Graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2003) e Mestrado Profissional em Gestão de Segurança Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança "Cel. PM Nelson Freire Terra".
• Tem experiência na área de Ciências Ambientais e atuou na implantação da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, onde exerceu todas as funções até o comando.
• Trabalhou so Senado Federal como Chefe de Gabinete; atuou na iniciativa privada na implementação de Programas de Sustentabilidade.
• Atualmente, é presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como missão preservar o Pantanal. O IHP é gestor da Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar e faz a gestão das áreas protegidas da fregião.
Bolivar Porto - "A expansão do olhar através da Fotografia de Natureza"

• É formado em Odontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professor de Língua Inglesa e Redação em Língua Portuguesa (Cursos Anglo-Latino e Objetivo), Designer Gráfico e Fotógrafo de Natureza.
Em mais de 35 anos de carreira, conta com inúmeros trabalhos publicados em nível regional, nacional e internacional em materiais publicitários e livros de natureza histórica e científica.
Nos últimos anos tem se dedicado a estudar e identificar a presença de matemática e da geometria na natureza, aplicando-as na linguagem fotográfica.
Suas palestras em escolas e universidades tem como objetivo mostrar que, na fotografia, o olhar é mais importante que o equipamento.
Atualmente, trabalha na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, onde atua como fotógrafo, tradutor (Português, Inglês e Espanhol). Foi o responsável pela introdução dos temas TURISMO SUSTENTÁVEL, HOSPITALIDADE e TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA na instituição.
É o criador e mantenedor do site PMAMBIENTALBRASIL.ORG.BR desde a sua concepção. 
Christian Berlinck - CENAP/ICMBio - "Ecologia do Fogo & Ecologia de Paisagem"
Biólogo e Doutor em Ecologia. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ecologia pela Universidade de Brasília. Foi estagiário e voluntário do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste (TAMAR), consultor PNUD em geoprocessamento e sensoriamento remoto no Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama (2004). Entre 2007 e 2008 foi analista ambiental da Coordenação Geral de Fiscalização Ambiental do Ibama.
Em 2008 foi redistribuído para o ICMBio onde foi Chefe do Parque Nacional da Chapada Diamantina (2008 a 2010) e Coordenador de Emergências Ambientais e Prevenção e Combate a Incêndios (2010 a 2020). Em 2020 removeu-se para o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) do ICMBio onde trabalha com Ecologia do Fogo e Conservação de Fauna. É fiscal ambiental, especialista em queimas prescritas e manejo do fogo, investigador de causa e origem de incêndios florestais, instrutor de prevenção e combate a incêndios florestais, instrutor e comandante de Sistema de Comando de Incidentes. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em educação ambiental, geoprocessamento, participação social, conservação ambiental, gestão de unidades de conservação, prevenção e combate de incêndios florestais e investigação de causa e origem de incêndios florestais..

Diego Viana - "Conflito: Felino x Pecuária"

• Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Mestre pelo programa de ciências ambientais e sustentabilidade agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco.
• Desde 2015 é coordenador do Programa Felinos Pantaneiros do Instituto homem pantaneiro, o program tem como objetivos avaliar e implementar estratégias anti-depredação de rebanho bovino e outros animais domésticos, causados por grandes felídeos pantaneiros, além de avaliar aspectos ecológicos das populações de onças-pintadas e pardas em 4 regiões do Pantanal.
• O programa atua auxiliando na produtividade das propriedades pantaneiras implementando estratégias inovadoras, visando a coexistência entre produção pecuária e a conservação dos grandes felídeos pantaneiros.
Eduardo Frederico Cabral de Oliveira - "O Sistema de Segurança Ambiental e as Polícias Militares Ambientais" - Experiência na Gestão de Unidade de Conservação – Floresta da Tijuca

• Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com ampla experiência na gestão estratégica, tática, operacional e recursos humanos de segurança pública, investigação interna e científica, bem como na gestão ambiental. Comandou diversas unidades operacionais, assessorou diversas autoridades nos três níveis de governo, e na área ambiental.
• Vem desenvolvendo atividades de direção, treinamento, coordenação e gestão de projetos de sustentabilidade. Identifica e correlaciona como fatores ambientais, tais como recursos naturais e alterações climáticas, podem impactar a ordem pública.
• Além disso, também tem como característica a proatividade, trabalho em equipe, resiliência, facilidade de relacionamento com distintas áreas, e adaptação às dinâmicas e situações distintas.

Eduardo Reis Rosa - "Mapbiomas - Tecnologia como estratégia de conservação"


• Eduardo Reis Rosa é Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2006).
Graduado em Agronomia na Universidade Federal de Lavras (2001).
Tem experiência em Geoprocessamento e Planejamento Ambiental.
Atualmente trabalha na ArcPlan, uma empresa de geoprocessamento do estado de SP, e também é analista de Geoprocessamento e coordenador do bioma Pantanal no Mapbiomas, que é uma plataforma de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra dos Biomas Brasileiros.
Cel. Fabio Henrique Machado Henrique - PMSC - "Legislação ambiental aplicada ao policiamento ambiental"

• Comandante PCS e Auxiliar P-4 / 3o BPM -1997 / 1998;
Comandante do 12° Pelotão / Polícia Militar Ambiental, Canoinhas - 1998/1999;
Chefe P-4 / BPMA, Florianópolis - 2000/2004;
Membro do /Comitê de Bacia do Rio Tijucas - 2003 / 3005;
Comandante do 2o Pelotão / Polícia Militar Ambiental - 2004 / 2005;
Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - 2004/2005.
Chefe da Seção Administrativa da ACI - 2005 / 2009.
• Membro do Comitê de Bacia do Rio Canoinhas - 2010/2014
Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Canoinhas - 2010/2014
Comandante da 6a Companhia de Polícia Militar Ambiental - Canoinhas - 2009/2014
Comandante da 2a Companhia de Polícia Militar Ambiental - Joinville - 2014/2015
Membro do Departamento de Processos Administrativos Disciplinares da Corregedoria Geral da PMSC - Florianópolis - 2015/2016
Subcomandante do Io Batalhão de Polícia Militar Ambiental - Florianópolis - 2016/2017
Comandante do Io Batalhão de Polícia Militar Ambiental - Florianópolis - 2017/2018
Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Militar Ambiental - Florianópolis - 2018/2020.
Fernando A. S. Fernandez - " O Caso do Falcão de Maurício"

• Ministra cursos sobre ecologia de populações e biologia da conservação na Graduação em Ciências Biológicas e na Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ. Fundou o Laboratório de Ecologia e Conservação de Populações da UFRJ. Estudou os efeitos da fragmentação florestal sobre populações de pequenos mamíferos em Poço das Antas (RJ).
• Em 2010 lançou o conceito de refaunação ecoordena o projeto Refauna, que reintroduziu populações de cutias, bugios e jabutis no Parque Nacional da Tijuca, RJ.
• Em 2016, foi apontado Professor Titular (Full Professor) de Ecologia na UFRJ. Em 2017, foi professor visitante na Université
de Poitiers, na França. Publicou 104 artigos em periódicos científicos (peer-reviewed) e 26 capítulos de livros.
• Orientou 36 mestrados e doze doutorados. Em conservação, foi Diretor Científico do Instituto Luísa Pinho Sartori, de 2012 a 2019, e é Diretor Presidente eleito da associação Refauna.
• Tem se dedicado também à paleoecologia à divulgação científica. É colunista do site O Eco. Publicou dois livros, O Poema Imperfeito (2000) e Os Mastodontes de Barriga Cheia e Outras Histórias (2016).

Fernando Rodrigo Tortato - "Felinos – Conservação através do Turismo"


• Formado em Biologia em 2008, na Universidade Regional de Blumenau, SC, Brasil. Em 2008 trabalhou em um projeto liderado pelo Dr. Peter Crawshaw Jr. avaliando medidas preventivas para ataques de onças-pintadas no rebanho bovino na Fazenda Santa Tereza, Corumbá, MS.
• Em 2009 foi contratado pela ONG Panthera como Pesquisador de campo. No mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, na Universidade Federal de Mato Grosso (2010-2012), Fernando avaliou os fatores ambientais relacionados com a predação de gado e também o impacto econômico causado por onças-pintadas no rebanho bovino.
• Em Abril de 2018, Fernando termina o seu doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, na Universidade Federal de Mato Grosso (2014-2018), no qual avaliou aspectos econômicos relacionados com a conservação da onça-pintada no Pantanal, avaliando principalmente o papel do ecoturismo. Fernando já contribuiu com mais de 50 artigos científicos e capítulos de livros sobre ecologia e conservação da onça-pintada.
• Atualmente, Fernando trabalha como Cientista de Conservação no Brasil. Neste papel, desenvolve parcerias técnicas entre Panthera e instituições governamentais e não-governamentais brasileiras e no trabalho de campo coordena diferentes projetos da Panthera no Brasil.

Miraglia Herrera - "A manutenção da Biodiversidade e a Promoção da Saúde"


• Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com Mestrado em Medicina Veterinária (Patoloogia) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Doutorado em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Pós-Doutorado no IOC/Fundação Oswaldo Cruz em 2005 (CNPq) e 2009/10 (FAPERJ), Pós-Doutorado (DCR/CNPq) na EMBRAPA Pantanal em 2006/2008.
Professor de Parasitologia Animal e Doenças Infecciosas no curso de Medicina Veterinária da UCDB.
• Docente Permanente dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB; Biotecnologia da UCDB e Ecologia e Conservação da UFMS.
• Tem experiência na área de Biologia Parasitária, com ênfase em Ecologia dos Ciclos de Transmissão de hematozoários, Patologia e Biologia da Conservação. Líder do grupo de Pesquisa CNPq InsanaHuna - Interface entre a Saúde Animal, Humana e Ambiental.
Prof. Dr. Jaime Roy Doxsey - "Sociedade e cultura brasileira em transição"; "Intervenção policial: dimensões psicossociais, culturais e éticas; "Busca de co-gestão de recursos naturais"

• Possui graduação em Sociologia - Pfeiffer University (1965), Mestrado em Estudos Inter-Americanos - University of Miami (1972) e doutorado em Estudos Inter-Americanos - Processo de Desenvolvimento Social, University of Miami (1982).
• Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador: assistente de pesquisa, University of Miami, pesquisador, consultor da Companhia de Habitação e Urbanização do Estado do Espírito Santo.
• Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, desenvolvimento humano, meio ambiente, Carl Rogers, ensino a distancia e psicossociologia. É sócio do Instituto Areté, Vila Velha, ES; Conselheiro do Instituto Innovare, Vitória/ ES e do Instituto do Homem Pantaneiro, Corumbá, MS.
Dr. José Antonio Ferraz - "Políticas de pesca e sistemas de controle: fundamentos de Biologia aplicada à administração de recursos pesqueiros"

• Graduação em Ciências Biológicas – UnB. Doutor em Ciências Biológicas – (UNICAMP). Especialização e Treinamento em pesquisas de Pesca – Estação Experimental de Biologia e Piscicultura de Pirassununga- SUDEPE– SP. Pesquisador em Pesquisas de pesca e Piscicultura – Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento Pesqueiro do Brasil – P.D.P./SUDEPE-MT. Publicou estudos pioneiros para o conhecimento da biologia dos peixes e pesca no Pantanal.
• Especialização em Hidrobiologia Aplicada a Aquicultura - (Instituto de Pesquisas Agronômicas) – INRA - França- Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Estoques Pesqueiros de Águas
Interiores do Brasil/ SUDEPE, Chefe Geral do Centro de Pesquisa e Treinamento em Aquicultura do IBAMA – CEPTA/IBAMA. Pesquisador convidado na Universidade de Creighton/ U.S.A. Pesquisador em Biologia Pesqueira. Chefe do Parque Nacional do Pantanal – ICMBio - MT, de 1999 a 2013. Conselheiro do IHP, colaborador em todas as 14 edições do CECN. Aposentou-se como Analista Ambiental do ICMBio, trabalhando no Acordo de Gestão e Plano de Manejo da da Reserva Extrativista Marinha – RESEXMar de Arraial do Cabo – RJ em 2017.

Dr. José Sabino - "Relações Homem X Natureza e a Conservação da Natureza. História e Teoria da Conservação"


• Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (USP- 1981-1985), Mestre em Zoologia (UNESP- 1989-1992) e Doutor em Ecologia (UNICAMP-1993-2000). Atua como Senior Officer da Wetlands International-Brazil e é membro do Conselho Científico da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - BPBES.
• Coordena o Projeto Peixes de Bonito, programa dedicado à história natural de peixes, comportamento animal e conservação da biodiversidade. Entre 2001 e 2022 foi professor a Uniderp.
• Entre 1999 e 2011 atuou no Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Ictiologia. Entre 2005 e 2007 foi Editor de Área da revista Biota Neotropica (Ictiologia), do Programa Biota-FAPESP. De 2007 a 2008 ocupou o cargo de Superintendente de Ciência & Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo responsável por elaborar políticas públicas e fazer a gestão de C&T do Estado. Nesse período, idealizou o Programa Biota-MS. Dedica especial atenção à compreensão pública e divulgação científica. Nos últimos 30 anos, produziu ampla documentação audiovisual para instituições públicas e privadas, fundações e editoras. Em suas atividades recentes, realizou trabalhos editoriais e de curadoria, com publicação de livros, criação de exposições científicas e ações de planejamento e popularização da Biodiversidade.

Karine Dias - "Comunicação - mídias sociais- orientação para efetividade"


• Karine Dias é formada em 2009 em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Mato Grosso Sul, é pós graduada em Gestão de Negócios pela Uniderp, empreendedora com a empresa Dika Comunicação Integrada desde 2014, atuando nas áreas de Assessoria de Imprensa, Planejamento e Gestão de Comunicação, Gerenciamento de Crise e Produção de Conteúdo. Entre os clientes atendidos no momento, Instituto Homem Pantaneiro, Moinho Cultural, Cidade Dom Bosco, Wetlands International e Energisa.
• ....

Laercio Machado de Sousa - "Papel das RPPN’s nas estratégias de Conservação da Natureza"


• Empreendedor com mais de 20 anos de experiência na gestão de programas ambientais e de sustentabilidade, liderando equipes e associações e mobilizando recursos para investimentos socioambientais.
• É proprietário e gestor de duas RPPNs no bioma Pantanal, foi presidente da Confederação de Reservas Privadas do Brasil (CNRPPN Brasil) e da associação local de RPPNs do Mato Grosso do Sul, REPAMS, hoje REDE de RPPNs do MS e MT, instituições que representam o movimento em nível local, nacional e internacional no segmento de conservação voluntária de áreas naturais privadas.
• Atualmente, lidera a criação da Rede de Conservação Voluntária em terras privadas do Brasil. É membro, consultor, da FUNATURA coordenando a área de Reservas Privadas dessa instituição, foi consultor da Jataí Capital and Conservation, participa do Conselho Nacional e do Comitê estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal / UNESCO e também do Conselho Brasileiro do Homem e da Biosfera (COBRAMAB), representando o bioma PANTANAL.

Luanne Helena Augusto Lima - "Ecologia do Fogo & Ecologia de Paisagem"


• Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1996), mestrado em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2006). É servidora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desde 1996. Participou como representante do CNPq no Subprograma de Biotecnologia do Programa de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico PADCT-MCT (Fase I e Fase II) até 2005.
• Foi responsável pelas solicitações na área de Bioquímica (CA-BF) na Coordenação do Programa de Pesquisa em Biociência - COBIO até 2008, quando foi lotada no Parque Nacional da Chapada Diamantina - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De 2010, quando retornou ao CNPq, até 2015 foi responsável pelas propostas na área de Biotecnologia (CA-BI) na Coordenação do Programa de Pesquisa em Biotecnologia e Recursos Genéticos - COBRG. Foi Chefe de Serviço na Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde durante 5 anos. Está atualmente em exercício provisório no CENAP-ICMBio.

Marcos de Castro Simanovic, Presidente do ICMBio - "Áreas Protegidas – Brasil: Desafios e Oportunidades"


• É Presidente do Instituto ICMbio.
• Graduado em Direito e pós-graduado em Perícia do Meio Ambiente, Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
• É Coronel da Reserva da PM de São Paulo, onde atuou no policiamento especializado ambiental entre 1991 a 2017, comandando as regiões do Litoral Paulista, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba.
• Lecionou no SENAC/SP nos cursos de pós-graduação em Perícia Ambiental, Direito e Gestão Ambiental, Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão de Negócios. Foi coordenador dos  cursos de Geoprocessamento e Gestão de Áreas Protegidas.
• Participou do planejamento e implantação dos seguintes programas e projetos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo: - SIM - Sistema Integrado de Monitoramento das Unidades de Conservação;
- Programa de Conciliação Ambiental Paulista;
- Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Mosaicos da Mata-Atlântica.
• Atua no ICMBio desde 2010, inicialmente como colaborador do Plano de Ação para a Conservação dos Papagaios da Mata Atlântica (PAN - Papagaios), assumindo a Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação/DIMAN em 2019 e a presidência do Instituto em 2021.

Mário Mantovani - "Papel das ONG’s na Conservação da Natureza/Fundação Florestal"


•  Mario Mantovani é geógrafo, especialista em recursos hídricos e ambientalista, um amante da natureza que trabalha em prol do meio ambiente há mais de 40 anos.
Fundador e hoje Diretor de Relações Institucionais na ANAMMA Associação Nacional Municípios e Meio Ambiente  trabalhou na Fundação SOS Mata Atlântica por mais de 30 anos, onde coordenou a maior campanha de mobilização em prol da despoluição do Rio Tietê e posteriormente o Núcleo União Pró Tietê, como Diretor, fomentou Planos Municipais da Mata Atlântica e a área de políticas públicas.
• Na carreira desenvolveu metodologia e implementação de Consórcios Intermunicipais de Meio Ambiente e Associações de Reposição Florestal. Desenvolveu vários projetos e campanhas na área, em Políticas Públicas, vem atuando em prol do fortalecimento da Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso Nacional e das Frentes Parlamentares Ambientalistas Estaduais e de Vereadores.

Reinaldo Francisco Ferreira Lourival - PhD - "Prioridades para conservação – ferramentas estratégicas para planejamento"


• Diretor da Natureza e Cultura Internacional para o Brasil, desde 2013, desenvolve e implementa planejamento de conservação, monitoramento e atividades de desenvolvimento sustentável e diferentes bacias hidrográficas d Brasil Estas habilidades envolvem o trabalho junto a governos locais e nacionais, comunidade acadêmica, líderes comunitários indígenas e tradicionais, fazendeiros, desenvolvedores de software e empresas privadas, na busca do atingimentos de objetivos de conservação no Brasil, colaborando com o time da NCI nos países vizinhos.
• Formação Acadêmica
- Post Doc. Ecology and Conservation – DCR – FUNDECT – na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande - 2014 até hoje 
- PhD em Zoologia pela University of Queensland no Ecology Centre – Spatial Ecology Lab. Bolsista do Conservation International e da Capes Foundation. Supervised by Dr. Hugh Possingham; Bob Pressey, and Gordon Grigg. - Brisbane-Australia 2003-2008. 
- Mestrado: Ecologia Conservação e Manejo de Vida Silvestre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bolsista CNPq – Analysis of the sustainability of subsistence hunting in the Pantanal. Supervised by Dr. Gustavo A.B. da Fonseca -  Belo Horizonte - 1989-1992. 
- Especialização -latu sensu –Primatologia Conservação e Manejo – Universidade de Brasília (UnB1986), Bolsista - CAPES - Brasília - 1986. 
- Graduação Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade Santa Ursula  - Rio de Janeiro - 1980-1984.
Roberto Messias Franco - "Evolução da Política e da Legislação Ambiental Brasileira" e
"Inteligência emocional, relacionamentos e os diferentes conflitos (sociedade)"


• Consultor na empresa “Alternativa – Educação e Manejo Ambiental”, Belo Horizonte: desde 2017.
• Secretário do Meio Ambiente de Nova Lima: janeiro de 2013 a outubro de 2016
• Secretário do Planejamento e Gestão de Nova Lima – MG: 2011 a 2012.
• Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA): de 2008 a 2010;
• Diretor de Licenciamento e Presidente-Substituto do IBAMA: de 2007 a 2008;
• Superintendente do Ibama em Minas Gerais: de 2003 a 2007;
• Secretário-Geral do WWF Brasil, em Brasília: de 2002 a 2003;
• Diretor-Regional da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) para a América do Sul, em Quito: de 1999 a 2002;
• Secretário Municipal Adjunto do Meio Ambiente de Belo Horizonte: de 1997 a 1998;
• Diretor-Adjunto do Escritório Regional para América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), na Cidade do México: de 1994 a 1996;
• Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais e Secretário-Executivo do Conselho de Política Ambiental (Copam), Belo Horizonte: de 1991 a 1994;
• Consultor para projetos ambientais para o PNUD, Banco Mundial e várias empresas: de 1989 a 1991;
• Secretário Especial do Meio Ambiente (SEMA), do Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Brasil, e Secretário-Executivo do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Brasília: de 1986 a 1988;
• Superintendente do Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e Secretário-Executivo do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM), Belo Horizonte: de 1983 a 1986;
• Coordenador do Programa de Parques, Reservas e Grutas do CETEC (Centro Tecnológico de Minas Gerais), Belo Horizonte: de 1977 a 1982;
• Coordenador do Programa de Meio Ambiente da Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte: de 1975 a 1976;
• Professor, em regime de tempo parcial, do Instituto de Geociências da UFMG: de 1977 a 2002.


Rodrigo Levkovicz - "Fundação Florestal de São Paulo-desafios e parcerias estratégicas"


• Rodrigo Levkovicz. Procurador do Estado de São Paulo, atualmente Diretor Executivo da Fundação Florestal. Mestre em direitos difusos e coletivos pela PUC-SP e especialista em Direito do Estado e Direito Ambiental pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de SP. Foi membro do CONSEMA, onde presidiu sua Comissão Processante e do CONDEPHAAT.