Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo. O Brasil tem seu território ocupado por 7 biomas em terra firme e um bioma marinho.

1 - Caatinga: É o único bioma exclusivamente brasileiro e ocupa aproximadamente 10% do território nacional. É, também, é o mais fragilizado de nossos biomas.

2 - Cerrado: É a segunda maior cobertura vegetal do território brasileiro e abrange os estados da região Centro-Oeste (GO, MT, MS) e o Distrito Federal, além do sul do Pará e Maranhão, interior do Tocantins, oeste da Bahia e Minas Gerais, bem como o norte de São Paulo.

3 - Floresta Amazônica: É uma das maiores florestas tropicais do mundo e está localizada na região norte da América do Sul. Ela ocupa mais de 61% do território brasileiro, além de grandes áereas na Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela e Guianas)

4 - Floresta Araucária: é uma formação vegetal que se desenvolve especialmente nos estados da região sul do país e em partes de relevo mais elevados e frios de São Paulo e Minas Gerais.

5 - Mata Atlântica: É um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina.

6 - Pampa: Região de planícies com coxilhas localizada na metade meridional do Estado do Rio Grande do Sul (63% de seu território), além do Uruguai e 06 províncias argentinas.

7 - Pantanal: É um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagável em sua maior parte, abrangendo o sul de MT e no noroeste de MS, além de áreas na Bolívia e Paraguai.

8 - Zona Costeira e Marinha: A zona costeira ou faixa litorânea corresponde à zona de transição entre o domínio continental e o domínio marinho. É uma faixa complexa, dinâmica e mutável que acompanha os mais de 7.000 km da costa brasileira com o Oceano Atlântico.

Bolivar Porto/2003~2023