ecn_mainbanner
Sobre o ECN 14ª Edição Palestrantes Participantes Downloads
 
rabelo CEL. ANGELO PACCELLI C. RABELO - Estratégias para a Conservação da Matureza: Convite para uma Viagem
Fundador do Instituto Homem Pantaneiro – Oficial da Reserva da PMMS no Posto de Tenente Coronel, formado pela Academia da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Curso de Comunicação Social – Especialização em Relações Públicas, Academia de Polícia Militar de Barro Branco, 1986, São Paulo – SP, Direito na Universidade Católica Dom Bosco, 1994, MBA - Marketing, Fundação Getúlio Vargas, 2004. Curso de Manejo de Recursos Naturais e Áreas Silvestres - Colorado State University, 1994, Fort Collins/Colorado – USA. Participou diretamente na criação e implantação da Policia Militar Florestal do Estado de MS, onde trabalhou por mais de 15 anos na região do Pantanal sendo cinco anos como Comandante da Polícia Florestal do Estado. Durante este período teve participação direta no combate a caça ilegal e tráfico de animais silvestres.Departamento de Educação Ambiental - SEMA-MS. Atuou como Consultor do WWF, Sesc Pantanal e do Banco Mundial Projeto PRODEAGRO. Atuou como Gerente da Atividade de Fiscalização do Programa Nacional de Meio Ambiente - Pantanal - Banco Mundial e como Consultor da SODEPAM para Assuntos de Proteção e Fiscalização.
Exerceu funções públicas: Secretário de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, 1996 a 2004, Município de Corumbá. Ocupou o cargo de Assessor Parlamentar no Senado Federal. Possui 2 Prêmios Internacionais: Memorial Prize do WWF - Estados Unidos 1991 – WWF- USA, 1989 e Memorial Prize do WWF – Inglaterra 1992 pelos trabalhos de Conservação da Natureza no Brasil. Em 2010 foi agraciado com o prêmio Individual de Conservação da Natureza do Ano pela Fundação Ford.
 
jaime JAIME ROY DOXSEY - Apredizagem Humana: Relacionamentos e Conflitos.

Sociólogo - Pfeiffer University (1965), Mestrado em Estudos Inter-Americanos - University of Miami (1972) e Doutorado em Estudos Inter-Americanos - Processo de Desenvolvimento Social, University of Miami (1982). Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador assistente de pesquisa, University of Miami, pesquisador, consultor da Companhia de Habitação e Urbanização do Estado do Espírito Santo.
Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, desenvolvimento humano, meio ambiente, Carl Rogers, ensino a distancia e psicossociologia. É conselheiro do Instituto Areté, Vila Velha, ES; Instituto Innovare, Vitória, ES e do Instituto do Homem Pantaneiro, Corumbá, MS.
 
felipedias FELIPE AUGUSTO DIAS - Pantanal: Onde Estamos?

Engenheiro Agronomo (Universidade Estadual de Maringá – 1984); Mestre e Doutor em Ciências com ênfase em Geografia Física pela USP- São Paulo (199-2003); Especialista em Gestão de Recursos Hídricos, manejo de bacia hidrográfico.
Atualmente está como Diretor Executivo do Instituto SOS Pantanal
 
fernandez FERNANDO A. DOS SANTOS FERNANDEZ - Sonhos Loucos e Impossíveis: Resselvajamento e Refaunação como Estratégias de Conservaçãp para o Séc. XXI e Estudo de Um Caso Perdido: O Falcão Ilhas Maurício e a Biologia da Conservação.
Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD (Ecology) pela Durham University (Inglaterra), em 1993.
Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Professor Visitante da Université de Poitiers (França) em 2017, para o curso International Masters in Applied Ecology.
Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biologia da Conservação. Atua principalmente nos seguintes temas: ecologia populacional de mamíferos; conservação, manejo e reintrodução de populações de mamíferos; e paleoecologia, com ênfase nas extinções de megafauna do Quaternário. Também se dedica à divulgação científica, especialmente sobre biologia da conservação, ecologia, história ecológica, paleoecologia e evolução.
 
milano MIGUEL SEREDIUK MILANO - Relações Homem x Natureza e a Conservação da Natureza: História e Teoria da Conservação.
Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Ciências Florestais pela UFPR, onde foi professor e pesquisador por 25 anos, tendo cumprido seu pós-doutorado na Colorado State University (EUA). Foi Diretor do IBAMA, Diretor Executivo da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e Diretor Corporativo de Responsabilidade Social do Grupo Boticário. Foi representante da Fundação AVINA para o Sul do Brasil e o Pantanal. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado. Publicou mais de setenta trabalhos técnicos e científicos, incluindo três livros. Palestrante em conferências, eventos nacionais e internacionais relacionados aos temas de conservação da natureza, planejamento e manejo de áreas protegidas, arborização urbana, sustentabilidade e soluções ambientais, responsabilidade social corporativa e investimento social privado.
Atualmente vive em Bonito e divide seu tempo como Diretor da Permian Brasil, braço nacional da Permian Global (Fundo de investimentos inglês para operações com REDD+), e da Milano Consultoria e Planejamento.
É também integrante do Conselho Diretor do Funbio, do Instituto LIFE, da Forest Trends (EUA), da Fundação Neotrópica do Brasil (Bonito-MS) e do Instituto SOS Pantanal.
 
olmos FABIO OLMOS - Biodiversidade Brasileira: Desafios e Proteção.
Biólogo – Ciências Biológicas e Mestrado em Ecologia, ambos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Co-lidera a equipe da América do Sul na Permian Global. Trabalhou para várias agências governamentais e multilaterais, incluindo a Agência Ambiental do Estado de São Paulo (inclusive para a gestão de um parque), PNUD e FAO, ONGs como a BirdLife International, e o setor privado. Orinitólogo treinado, realizou pesquisas, não só em aves, mas também em primatas, carnívoros, antas jacarés e outros animais, em temas que vão de história natural à dispersão de sementes e conservação.
Também trabalhou como consultor para projetos de estudos de impacto ambiental, seleção de novas áreas protegidas, planos de zoneamento econômico-ambientais, planos de conservação de espécies ameaçadas, levantamentos de fauna e planos de manejo. É autor ou co-autor de três livros, 12 artigos e 12 publicações técnicas sobre temas como a conservação de aves marinhas e impactos da reforma agrária sobre áreas protegidas.
 
messias ROBERTO MESSIAS FRANCO - Evolução da Política e da Legislação Ambiental Brasileira.

Geógrafo pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1965 a 1969);Pós-graduação em Ecologia pela Unesco, em Paris, Montpellier e Toulouse, na França (1970 a 1971); Doutorado (Troisième Cycle) na Universidade Louis Pasteur de Strasbourg, França (1972 a 1974); Programa de Treinamento em Administração de Pesquisas, (PROTAP) na FINEP, Rio de Janeiro 1977;Curso de Administração de Programas de Meio Ambiente na Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (1982); Executive Development Programme, ( do Banco Mundial) na Harvard Business School, Boston, EUA ( 1999 a 2000).
 
roque FÁBIO DE OLIVEIRA ROQUE - Estratégias para Conciliação do Desenvolvimento e da Produção.

Doutor em Ecologia, docente do Programa de Ecologia e Conservação da UFMS. Professor associado do Centro de Sustentabilidade Tropical do James Cook University - Austrália. Professor visitante da Universidade de Angers-França.
Secretário Executivo do Programa Biota/MS. Editor associado das revistas PlosOne, Biota-Neotrópica e Ciência Pantanal. É também Coordenador do Grupo de Pesquisa em Coexistência da UFMS.
 
ferraz JOSÉ AUGUSTO FERRAZ DE LIMA - Políticas de Pesca e Sistemas de Controle: Fundamenros de Biologia Aplicada à Administração de Recursos e Pesqueiros (Teoria e Prática).
Graduação em Ciências Biológicas – UnB. Doutor em Ciências Biológicas – (UNICAMP). Especialização e Treinamento em pesquisas de Pesca – Estação Experimental de Biologia e Piscicultura de Pirassununga- SUDEPE– SP. Pesquisador em Pesquisas de pesca e Piscicultura – Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento Pesqueiro do Brasil – P.D.P./SUDEPE-MT. Publicou estudos pioneiros para o conhecimento da biologia dos peixes e pesca no Pantanal.
Especialização em Hidrobiologia Aplicada a Aquicultura - (Instituto de Pesquisas Agronômicas) – INRA - França- Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Estoques Pesqueiros de Águas Interiores do Brasil/ SUDEPE, Chefe Geral do Centro de Pesquisa e Treinamento em Aquicultura do IBAMA – CEPTA/IBAMA. Pesquisador convidado na Universidade de Creighton/ U.S.A. Pesquisador em Biologia Pesqueira.
Chefe do Parque Nacional do Pantanal (ICMBio/MT) de 1999 a 2013. Conselheiro do IHP e colaborador em todas as edições do CECN.
Aposentou-se como Analista Ambiental do ICMBio, trabalhando no Acordo de Gestão e Plano de Manejo da da Reserva Extrativista Marinha – RESEXMar de Arraial do Cabo – RJ em 2017.
 
bolivar BOLIVAR PORTO - Olhares da Biodiversidade (Teoria e Prática).
Formado em Odontologia (UFMS-1984). Professor de Língua Inglesa e de Redação dos Cursos Anglo e Objetivo (Mato Grosso do Sul e São Paulo). Atuou como Professor Tutor do Programa Escolas Interculturais de Fronteira da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como Consultor em Línguas e Culturas - Fronteira Brasil/Bolívia.
Como fotógrafo de publicidade, moda, dança, natureza e turismo, tem inúmeros trabalhos publicados (entre livros, revistas e peças publicitárias) no Brasil e no exterior. Foi escolhido pela ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) para ilustrar uma série especial de selos comemorativos homenageando o Pantanal.
Ministrou diversos cursos e oficinas de fotografia para várias entidades civis e militares, como Universidades UCDB, UFMS, UNIDERP/ANHANGUERA, Comando Militar do Oeste, Curso ECN - IHP e outros.
Trabalha na FUNDTUR (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), onde atua na área de tradução (português, inglês e espanhol);
fotografia de turismo e natureza; programas de Hospitalidade e Cama & Café; implantação e desenvolvimento de destinos para observação de aves (birdwatching). É, também, o responsável pela manutenção do site PMAMBIENTALBRASIL.ORG.BR.
 
wagner WAGNER TOLONE DA SILVA FERREIRA - Uso de GPS para Orientação e Coleta de dados em Campo (Teoria e Prática).
Geógrafo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus do Pantanal - Corumbá/MS). Especialista em Geoprocessamento aplicado ao meio ambiente pela Faculdade de Aldeia de Carapicuíba (FALC), é mestrando pelo programa de pós-graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - FAENG). Atua como Analista GIS e coordenador do departamento de Geoprocessamento no Instituto Homem Pantaneiro; tem experiência em pesquisas na área ambiental (geomorfologia fluvial e ambiental, monitoramento e análise ambiental), com ênfase em geoprocessamento e sensoriamento remoto. É professor do curso de Geografia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal, na área de Geografia Física ministrando as disciplinas de Geologia, Geomorfologia, Biogeografia, Geografia do Mato Grosso do Sul, Tópicos em Geografia, Tecnologias aplicadas ao ensino e pesquisa. É professor visitante/colaborador na Fac. Salesiana de Santa Tereza, nos cursos de Pedagogia e Enfermagem, ministrando  as disciplinas de Ensino de Geografia, Educação Ambiental e  Geoprocessamento aplicado à análise de saúde.
 
simanovic CEL-PM MARCOS SIMANOVIC (PMSP) - Legislação Ambiental Aplicada ao Policiamento Ambiental.

Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Iniciou suas atividades no policiamento ambiental em 1990, passando para a reserva em 2017.
Participou, na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, dos grupos de criação e implantanção do Programa Estadual de Conciliação Ambiental; Programa de Fiscalização Ambiental Digital e Sistema Integrado de Monitoramento de Unidades de Conservação.
É professor do SENAR e do SENAC, atuando como coordenador dos cursos de pós-graduação em Perícia Ambiental; Gestão de Recursos Hídricos; Geoprocessamento e Gestão de Áreas Protegidas.
Formado em Direito, é pós graduado em Perícia Ambiental e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
 
william WILLIAN DE ÁVILA ALMEIDA - Unidades de Conservação: Ações da Fundação O BOTICÁRIO de Proteção à Natureza.

Engenheiro Ambiental com especialização em conservação da natureza, gestão ambiental e sustentabilidade.
Experiência de 08 anos na gestão de projetos de conservação, com especial atenção em sistemas de informações sobre a biodiversidade e sistemas de informações geográficas.
 
hoogesteijn RAFAEL HOOGESTEIJN - Conflito Felino x Pecuária: Valoração da Onça-pintada e a Importância do Ecoturismo.
Rafael Hoogesteijn graduou-se como Médico Veterinário na Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Central da Venezuela em 1978 e posteriormente obteve o título de Mestre em Manejo e Conservação de Fauna Silvestre na Universidade da Flórida em Gainesville (EUA).
Durante mais de 30 anos de vida profissional tem se dedicado ao exercício privado e a trabalhos de pesquisa em rebanhos de corte e búfalos com duplo propósito: ao manejo de fazendas de pecuária e aos problemas de predação por felinos no rebanho, principalmente em condições de savanas inundáveis dos Llanos.
É membro do Grupo de Especialistas de Felinos da IUCN desde 1986, foi assessor da Wildlife Conservation Society e atualmente trabalha com a Fundação Panthera, organização que trabalha a nível mundial na conservação de felinos, como Assessor Especial em Problemas de Conflito Onça-Pintada / Pecuária.
Suas experiências e extenso número de publicações têm demonstrado que a produção de gado de corte e búfalos em conjunto com a conservação da fauna em geral, e da onça-pintada em particular, é possível e rentável em condições de savanas inundáveis. Para maiores informações, consulte a página na internet www.panthera.org.
 
diego DIEGO FRANCIS PASSOS VIANA - Produção Agropecuária Aliada à Conservação do Pantanal.

Médico Veterinário (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS). Mestrando do Programa de Ciencias Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.
Com Experiência na área de medicina da conservação, conservação de animais selvagens, manejo de megavertebrados e felinos africanos. Desde 2014 está como Coordenador do Projeto Felinos Pantaneiros desenvolvido pelo Instituto Homem Pantaneiro – IHP.
 
nascimento JEFFERSON NASCIMENTO DE OLIVEIRA - Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - Visão Brasil.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1988), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2002), tendo realizado doutorado sanduíche na Stanford University (2000). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Ilha Solteira de 2013 a 2017. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: águas subterrâneas, gerenciamento de recursos hídricos, drenagem urbana. Preside a Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia - CTCT, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos- CNRH, desde 2013.
Foi representante da UNESP na Comissão Técnica das Universidades Públicas (estaduais e federais) do Estado de São Paulo, desde fevereiro de 2015.
Conselheiro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH, representando as Instituições de Ensino, junto às Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa - OTEP, eleito para o mandato 2015-2018. Atualmente é o Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.
 
mantovani MÁRIO MANTOVANI - Papel das ONGs na Conservação da Natureza.

Ambientalista desde 1973 com União de Escoteiros, diversas ONGs e há 30 anos na SOS MATA ATLÂNTICA.
Geógrafo com especialização em manejo de Bacias Hidrográficas. Criou a Associação Nacional Municipal de Meio ambiente – ANAMMA. Trabalhou e idealizou as Associações de Repoisção Florestal e Consórcios Intermunicipais de Bacias Hidrográficas e inúmeras outras atividades.
 
liparelli THOMAZ LIPPARELLI - LPAMBIENTAL - Técnicas de Monitoramento e Biologia da Paisagem.
Biólogo - Mestre em Ciências Biológicas, Área de Concentração Zoologia pela Unesp Rio Claro (1999), Doutor em Ciências Biológicas, Área de Concentração Zoologia pela Unesp Rio Claro (2004). Coordenador do Programa de Incentivo à Conservação da Natureza (Fundo de Apoio à Projetos) da FBPN - Fundação O Boticário de Proteção à Natureza (2001-2004), Coordenador do Fundo de Apoio à Projetos em Eco - desenvolvimento - FBPN & Fundação Interamerica (EUA) (2002-2004) Conselheiro (eleito) da Sociedade Brasileira de Ictiologia, por duas gestões (2002-2007) e Membro da Comissão de Espécies Introduzidas da Sociedade Brasileira de Ictiologia (2004-atual). Colaborou como coordenador da equipe de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídrico de MS (2003-2006) e como membro do Conselho Gestor da Bacia do Rio Miranda (2005-2006). Idealizador e Coordenador Técnico do Centro de Monitoramento de Recursos Pesqueiros de Mato Grosso do Sul (SEMARH / UFMS / UEMS / UNIDERP - 2004/2006). Possui conhecimentos técnicos em Biologia da Reprodução e Alimentação de Peixes Neotropicais, Ecologia e Sistemática de Peixes da Bacia
do Alto Paraguai, Gestão dos Recursos Pesqueiros da Bacia do Alto Paraguai, Levantamento e Monitoramento de Fauna em processos de Licenciamento Ambiental, Biologia da Conservação e Legislação Pesqueira em Águas Interiores. Possui habilidades em gestão pública e privada, com visão global e estratégica, domínio em técnicas em planejamento estratégico, gestão do conhecimento e gestão sustentável dos Recursos Naturais.
 
luciana LUCIANA CARLA MANCINO - IMASUL - Importância das RPPNs para a Conservação da Natureza.

Bióloga, Fiscal Ambiental, doutora em Botânica, trabalha na Gerência de Unidades de Conservação do IMASUL desde 2006.
Trabalha com Biologia da Conservação, especificamente com a criação de RPPN’s, Planos de Manejo, auxilia nas atividades de gestão das UCs, atividades de restauração ecológica - Programa de Voluntariado e de Estágio.
 
pauliane PAULIANE AMARAL - Polícia Militar Ambiental e as Estratégias de Comunicação.

Graduada em Letras e Comunicação social, mestrado em Estudos de Linguagens e doutora em Estudos Literários. Com habilidades de estratégias para comunicação, fotojornalismo, gramática e coesão textual e escrita criativa.
É assessora de comunicação na ONG Mulheres em ação no Pantanal – MUPAN. Jornalista com ampla experiência em assessoria de imprensa, tendo trabalhado no Sindicato dos Agentes Tributários de MS, na Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (FUNDAC).
Também trabalhou como repórter Freelancer para as empresas/Instituições: ASSETUR, SINDADE /MS, SESC/MS e Revista Empodere.
Possui diversos artigos acadêmicos publicados em Revistas Qualis Superior.
 
eduardo CEL. EDUARDO FREDERICO CABRAL DE OLIVEIRA - O Sistema de Segurança Ambiental e as Polícias Militares Ambientais.
Coronel da Polícia Militar, graduado pela Escola de Formação de Oficiais, atual Academia de Polícia Militar D. João VI, pós-graduado em: Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade Gama Filho (UGF); e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE UFRJ); mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFLUMINENSE).
Prestou serviços ao governo do estado do Rio de Janeiro nas secretarias de estado de Segurança Pública e de Administração Penitenciária, ao governo do município do Rio de Janeiro, na Subsecretaria Municipal de Fiscalização de Transportes, onde foi titular da pasta, vinculada à Secretaria Municipal de Transportes.
Comandou o Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA), o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), a Academia de Polícia Militar D. João VI (APM) e o Comando de Polícia Ambiental (CPAm).
Tem experiência nas áreas de segurança pública, criminalística, planejamento e meio ambiente.
 
reinaldo REINALDO LOURIVAL - Prioridades para Conservação: Ferramentas Estratégicas para Planejamento.

Biólogo, Doutor em Planejamento Sistemático de Conservação pela Universidade de Queensland na Australia (2008), Mestre em Ecologia Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984). Tem experiência na área de Ecologia, sistemas quantitativos de apoio a decisão, em Zoologia com ênfase em Conservação e Manejo de Vida Silvestre. Tem atuado principalmente em planejamento sistemático de conservação, nos seguintes temas: Áreas Úmidas, Pantanal, Dinâmica de Ecossistemas e Conservação de Biodiversidade e Zoneamento Sistemático, Reservas da Biosfera. Trabalhou em diversas Organizações Internacionais no terceiro setor. Foi Coordenador Geral para a Gestão de Ecossistemas do MCTI.
 
realização
 
apoios
parcerias